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marketing digital acelera e-commerce da npx

CASES

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Os números não deixam dúvidas da evolução da presença digital da NPX nos últimos anos, em um trabalho que vem sendo conduzido a quatro mãos, a partir de uma parceria com a Gotobiz, empresa do Grupo Processor focada em oferecer transformação digital para otimizar processos.​

A relação entre as duas empresas, que já levou até a mudanças estratégicas de alguns processos de negócios da NPX, começou de forma pontual, há cerca de três anos. O foco era trabalhar o marketing digital da linha industrial Kärcher, que envolve produtos como aspiradores de pó de sólidos e líquidos, lavadoras de alta pressão, lavadoras de piso, varredeiras, entre outros.​ 

Na época, os potenciais clientes tinham dificuldade de encontrar esses produtos no site da NPX, bem como informações mais técnicas sobre eles. O primeiro passo foi contratar o serviço de landing page, para assim divulgar o portfólio. “A partir do trabalho feito, as pessoas que procuravam informações na internet sobre lavadoras ou varredeiras industriais, por exemplo, caíam direto na página certa para preencher o formulário e enviar para a empresa”, relembra a analista de marketing da Gotobiz, Suellen Goulart.

 

Ao ver os resultados que surgiam, a NPX aumentou o investimento e o escopo do trabalho. 



O site foi sendo transformado e, devido à alta demanda, foi preciso aprimorar até mesmo os processos de atendimento dos clientes que ligavam em busca de mais informações.


Antes eles eram atendidos por uma URA que identificava a NPX, criando algumas dúvidas aos clientes que estava, na verdade, em busca de algum produto da linha Kärcher. “A visibilidade da marca aumentou, eles começaram a ter mais demanda e passaram a ser reconhecidos como representantes oficiais da marca”, relata Suellen.

 

O diretor da NPX/Kärcher Center Premium, José Luiz Badermann de Assis, comenta que essa evolução levou a companhia a aproveitar melhor os insights de negócios que chegam por meio das ferramentas digitais. Sem falar que, com o upgrade do e-commerce, o processo de venda ganhou em agilidade. Antes, os profissionais levavam bastante tempo ensinando os clientes como funcionam os produtos, já que se tratam de equipamentos bem complexos. “Na venda on-line, o usuário clica, compra e manda entregar. Não tem nem discussão sobre a forma de pagamento”, elogia.​ 

 

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A analista de marketing e vendas da NPX, Flahane Roza, concorda que esse upgrade do e-commerce foi importante. “Conseguimos transformar o website em um canal de vendas efetivo, inclusive lançando mão de uma melhor estruturação dos dados das comercializações”, explica. A profissional foi contratada pela NPX, justamente, para gerar uma melhor resposta em relação às informações da empresa. “Fomos qualificando o nosso mix para atrair clientes mais adequados ao nosso perfil e melhorar a nossa presença no mercado”, diz.

A tecnologia está presente neste trabalho e uma novidade que a Gotobiz implementou foi o uso de ferramentas de geolocalização para turbinar as vendas. Quando os representantes têm uma agenda em determinada região, o marketing digital passa a ser trabalhado antes nestas cidades, combinando algumas estratégias com off-line para impulsionar a geração de leads. “A ideia é que quando eles cheguem nas localidades tenham mais visitas a realizar, em função das demandas geradas pelas ações digitais”, complementa Suellen.
 
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