​​
 
​​

INTRANET CORPORATIVA INOVA RELAÇÕES, COMUNICAÇÃO E ESTIMULA COCRIAÇÃO
Cases

Imagina o potencial de uma empresa desenvolver um produto inovador e aderente aos anseios dos seus clientes se o processo de criação puder contar com a colaboração, em tempo real, de diversas pessoas com conhecimento na área? É exatamente isso que a Libbs, indústria farmacêutica brasileira, que atua nas especialidades cardiovasculares, ginecologia, oncologia, dermatologia, respiratória, transplantes e sistema nervoso central, vem percebendo desde que adotou uma ferramenta colaborativa para a comunicação interna, o portal Libbs Conecta.

Pelo menos 65 comunidades de colaboradores já foram criadas. Em uma delas, por exemplo, o desenvolvimento de uma nova vacina pode receber insights de diversas pessoas, que entraram na sala virtual e interagiram com os demais profissionais, postando fotos e comentários. “Os projetos deixaram de ser de um grupo e passaram a ser de todos”, comemora Elaine Lira, consultora de Aprendizado e Mudanças da Libbs, uma das responsáveis pelo projeto de cultura e mudança organizacional.

A fluidez na comunicação foi o principal ganho do projeto da empresa na implantação da sua intranet corporativa, que contou com a parceria da Processor nesta jornada de transformação digital. São ganhos ainda mais sensíveis, já que se trata de uma operação dividida em fábrica, escritório administrativo e 10 regionais com foco em vendas, sendo que de um total de 2400 colaboradores, 1,2 mil deles trabalham no campo, em diversos municípios do Brasil.

“Estamos há dois anos em um processo de transformação cultural e apostamos muito na cocriação. O nosso cliente interno tem um papel muito relevante nesse processo”, relata.

FOCO AMPLIADO COM UM PORTAL INTUITIVO

Antes do Libbs Conecta, a farmacêutica tinha uma intranet aberta a todos os colaboradores, e uma rede social, direcionada à equipe da força de vendas, que ganhou adesão deste público. Com isso, a empresa decidiu expandir a rede para todos colaboradores, ou seja, desde equipe de campo ao time de operações.

Foi aí que veio a decisão de investir em uma nova intranet colaborativa, um portal interno que fornece informações úteis para o dia a dia de trabalho, tais como benefícios e políticas da empresa, ser um portal único de entrada para outros sistemas da empresa e, mais do que isso, desse voz aos colaboradores.

Para o gerente de Comunicação Corporativa da Libbs, Greyke Gabriel, o portal soma-se aos demais canais de comunicação interna da empresa e com um diferencial bastante importante. Todos os colaboradores passam a ser fontes de informação e isso dá agilidade ao processo de comunicação. “No Libbs Conecta, por exemplo, todos podem contar o que as suas áreas estão fazendo, as novidades e conquistas. Isso é bacana, pois as informações deixam de ser top-down e passam a ser horizontalizadas, com a promoção do diálogo entre todos”, explica Greyke.

A coordenadora de Sistemas da Libbs, Glenda Borges Madeira de Souza, comenta que o portal é intuitivo e permite que os profissionais possam criar comunidades por temas de interesse. “Queremos estimular esse compartilhamento de conteúdo e as conversas entre os times”, reforça.

Uma das comunidades, inclusive, foi criada para que os colaboradores pudessem falar das funcionalidades do portal. Agora, se aparece alguma dúvida, ela poderá ser solucionada ali, na própria rede social.

Glenda destaca que a área de TI trabalhou muito próxima à de Recursos Humanos e Comunicação Corporativa para promover estas melhorias. “De uma maneira geral, as empresas farmacêuticas usam menos o poder da tecnologia do que poderiam. A nossa visão é tornar TI mais estratégica e buscar sinergia com as áreas da companhia, para entregar objetivos de negócios”, explica.


Sua empresa também precisa de uma canal de comunicação? Conheça as soluções de negócios que vem revolucionando a produtividade de nossos clientes!