Inteligência de negócios acelera tomada de decisão da HERC
Cases

 
 
Foi amor à primeira vista. No caso, na primeira passada de olhos que a HERC deu na solução de inteligência de negócios que a Processor apresentou à indústria de plásticos com sede em Porto Alegre. "Fiquei impressionado com a agilidade do desenvolvimento e apresentação dos relatórios", comenta o analista de sistemas Ciro Pedroso Alves Júnior.

 
Também pudera. Antes deste projeto, a área de negócios da HERC tinha muitas dificuldades para a visualização de indicadores que costumam embasar a tomada de decisões. Além disso, a plataforma anterior exigia que a área de TI extraísse os dados, fizesse as análises e, só então, repassasse para os gestores comerciais, o que levava de 7 a 20 dias. Com essa solução, o tempo foi reduzido para cinco horas.​ 

 

Essa transformação trouxe um impacto direto nos negócios. Indicadores estratégicos do faturamento das regionais e o que cada uma representa no total da operação, total de vendas por representante e a característica da sua carteira de clientes passaram a estar disponíveis em tempo real para os gestores dentro do LiveCloud, a camada de serviços da Processor. 

 
 http://www.processor.com.br/SiteAssets/case%20cegos/Cegos_Sebastian.jpg 
 

“Qualquer situação nova que surgir, como a necessidade de ativar um usuário ou alterar alguma métrica, pode ser feita diretamente pela nossa plataforma ou pela central de serviços”, reforça o BDM de Marketing Digital e Dados da Processor, Anderson Tomaszewski.​


 Além disso, na medida em que a nova solução de BI permitiu a redução do tempo que a equipe da TI levava para fazer a gestão de relatórios, eles passaram a poder atuar na melhoria destes dados entregues. Mais do que isso, essa inteligência permitiu a identificação de alguns gargalos da operação, que antes não eram percebidos, como na comparação do que o representante vendeu versus a sua meta mensal. 

 

 “Muitas vezes parecia que ele simplesmente não estava conseguindo atingir o objetivo, mas, diante das métricas apresentadas pelo BI, descobrimos que em alguns casos a fábrica não tinha conseguido entregar a mercadoria, e isso impactava a sua venda aos varejistas”​, conta Ciro Gomes. 

 

E isso não foi tudo. O fato de os gestores terem na palma da mão uma ferramenta que agiliza e simplifica a visualização dos indicadores de negócios fez com que vários insights surgissem. Antes do BI customizado pela Processor para a HERC, a média era superior a 60 produtos em falta nas lojas. Hoje em dia, com esse acompanhamento minuto a minuto, o número caiu para cinco. “É um grande resultado e que só foi possível porque conseguimos mensurar rapidamente e com mais eficácia o que realmente estava em falta, e passamos a atuar mais focados nessa reposição”, conta o analista.

 

Como a HERC atua no varejo e no atacado, o gerenciamento apurado dessas duas áreas é determinante para o bom desempenho da operação como um todo. Os diretores perceberam, por exemplo, que como a demanda do atacado é muito grande, acaba impactando as margens de preço. “Isso pode fazer com que o cliente compre mais do atacado e menos de nós, então, começamos a ter mais cuidado para manter o equilíbrio”, destaca.

 

LiveCloud possibilita alta disponibilidade das análises de dados

 

Dados inteligentes disponíveis na palma da mão, em tempo real, e capazes de gerar novos insights para apoiar os negócios. Essa é a realidade hoje da TI e da área comercial da HERC, e resultado de um projeto realizado em parceria com a Processor.

 

“Hoje, os executivos comerciais têm todos os dados que precisam a qualquer hora e lugar, basta acessar o aplicativo e conferir os resultados por canal de venda e linhas de negócios”, explica o BDM de Marketing Digital e Dados da Processor, Anderson Tomaszewski.

 

Mas, houve uma caminhada importante para chegar até aqui. Além do licenciamento do BI, o uso do LiveCloud – camada de serviços da Processor que permite o gerenciamento de todos os usuários – foi determinante. Isso porque permitiu a criação de um ambiente tecnológico de inteligência de negócios com alta disponibilidade, e possibilitou que a HERC otimizasse sua infraestrutura e seus recursos, não sendo mais necessário a administração e gestão dos perfis de usuário.

 

Além disso, a área de consultoria da Processor teve uma participação decisiva. Foi importante para ajudar a HERC a estruturar seus dados legados para uma visualização clara e objetiva dos indicadores para tomada de decisão. "Esse trabalho foi realizado a quatro mãos, entre a Processor e o cliente”, relata Tomaszewski.  

 

O analista de sistemas Ciro Pedroso Alves Júnior, destaca o sucesso da relação estabelecida com o time da Processor. “Foi a escolha mais acertada, tanto da solução como da parceria com a Processor. São poucas as vezes que precisamos de suporte, mas quando isso acontece, o atendimento é muito rápido. Eles são focados em resolver, o que é algo difícil de encontrar no mercado”, relata. 


Clique aqui e conheça mais sobre LiveCloud.