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WAYUP BRASIL APOSTA NA AUTOMATIZAÇÃO PARA APOIAR CLIENTES
Cases

Esqueça o modelo tradicional de adesão ao cartão de fidelidade de uma rede varejista. Entrar na loja, ser conduzido a uma área especial pelo funcionário para responder um questionário e voltar para casa enquanto a aprovação do crédito é processada é coisa do passado. 
 
A tecnologia está aí para garantir que esse e outros processos hoje em dia sejam mais simples e rápidos. Pelo menos para a WayUp Brasil Administradora de Meios de Pagamento, especializada na implantação e gestão de programas de relacionamento e gestão de crédito direcionado ao consumo. 
 
A empresa, com sede em Porto Alegre, foi fundada há dois anos com o objetivo de viabilizar que qualquer varejista tenha a sua própria estrutura de concessão de crédito e possa estabelecer uma estratégia de diferenciação diante da concorrência. Enquanto a maioria das companhias enfrenta o desafio de se transformar digitalmente, a WayUp já nasceu digital. E isso traz uma vantagem considerável para o seu negócio. “Absolutamente todos os nossos processos são baseados em TI. O sistema automatizado de avaliação de crédito permite que, enquanto algumas lojas precisem de dois dias a duas semanas para ter a aprovação, nós façamos isso de forma online e instantânea”, exemplifica o diretor de Tecnologia e Inovação, Victório Guimarães, dando uma ideia prática de como a tecnologia apoia o negócio. 
 
Isso significa que os pequenos e médios varejistas de diferentes segmentos como supermercados, farmácias, lojas de vestuário e calçados e material de construção não precisam desperdiçar o contato com o cliente com burocracias no momento em que ele está na loja vivenciando a sua experiência de compra. O crédito é aprovado em tempo real e a pessoa já pode adquirir seus produtos, bem como pontuar no programa de fidelidade da loja. “Esse é um diferencial que impacta diretamente as vendas dos nossos clientes”, acrescenta. 
 
A Diretora da Processor, Isabel Schmidt, comenta que o fato de a empresa ter dado o start na sua operação com o que de mais moderno existe em termos de TI faz com que consiga ter mais agilidade na entrega, segurança e flexibilidade. “Isso tudo ajuda o cliente a reduzir custos e ter maior capacidade de inovação, tornando-se mais eficiente e competitivo”. 
 
SER 100% DIGITAL É DIFERENCIAL PARA STARTUP
 
“Já saímos de Ferrari”. É assim que o diretor de Tecnologia e Inovação da  WayUp,  Victório Guimarães, costuma exemplificar a aposta feita, desde o início da operação, em tecnologia de ponta. A companhia utiliza o Azure, infraestrutura de nuvem da Microsoft e sistemas de diretórios AD integrado ao Office, o que garante a simplificação da manutenção dos usuários. Outra aposta foi no Office 365. Aliás, também do ponto de vista da comunicação, os serviços atrelados ao cartão de relacionamento, como envio de e-mails e notificações por dispositivos móveis, são automatizados. Ou seja, o lojista não precisa se preocupar com nada. Todos os serviços e fornecedores são geridos pela WayUp.
 
Tudo foi implantando, integrado e suportado pela Processor de forma a garantir a segurança de dados, disponibilidade e escalabilidade. “A premissa de que temos que ter condições tecnológicas para crescer rapidamente tangencia todo o nosso trabalho. E vimos na Processor a parceira ideal para estar ao nosso lado”, acrescenta o executivo.
 
Isabel Schmidt, da Processor, relata que, desde o início, houve um amplo entendimento das necessidades da empresa. “Desenhamos uma solução ampla para dar a sustentação para o business da WayUp, levando todos os seus processos para a nuvem”, diz.
 
 
A WAYUP

A WayUp é uma espécie de service broker que presta atendimento e gestão completa para o lojista, que precisa apenas definir sua estratégia comercial e atender bem seu cliente. A empresa oferece várias soluções para capturar os dados no ponto de venda, opções para personalização do cartão e réguas de eventos para comunicar-se com o consumidor, ferramentas de última geração para análise de crédito, controle das vendas, emissão de faturas e gestão operacional da cobrança. Com isso, as empresas não precisam se envolver com esses procedimentos que não são sua especialidade e com os diversos fornecedores, passando a ter melhores condições para relacionar-se de maneira diferenciada com seus clientes.

 
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